Você já pensou em fazer um seguro de vida, mas tem dúvidas sobre isso? Geralmente, quando pensamos nesse seguro, vem à mente dois pensamentos. Primeiro, a garantia de que os dependentes de uma pessoa continuem levando um estilo de vida de qualidade. Ou então, que não passem necessidade após o falecimento do segurado.
Porém, por desconhecimento da maioria das pessoas, existem muitos mitos sobre seguro de vida. Isso pode causar insegurança para os que querem contratar o serviço.
Preparamos esse artigo com todas as informações sobre o assunto. Assim você pode tirar todas as suas dúvidas. Vamos entender a fundo o que é verdade e o que é mito em relação ao seguro de vida. Então, leia até o final e saiba tudo sobre esse tema!
O que é um seguro de vida?
Resumidamente, o seguro de vida é um acordo feito entre um segurado e uma seguradora. Ele serve para garantir proteção financeira para os dependentes do contratante no caso de falecimento.
Porém, além dessa cobertura, hoje em dia o seguro de vida ainda pode contar com outras coberturas. Por exemplo, pode garantir a segurança da família em situações como uma invalidez e também arcar com o funeral da mesma, além de coberturas como doenças graves, entre outras.
Como funciona o seguro de vida?
Como falamos, o seguro de vida é um contrato. Nele estão especificadas todas as cláusulas, ou seja, como funciona a indenização em caso de acontecer algo previsto na apólice.
Geralmente, ao contratar, o segurado já identifica os beneficiários. Porém, quando não há essa indicação, são os dependentes legais que recebem a indenização.
Mitos e verdades sobre o Seguro de Vida
Agora que você já sabe o que é seguro de vida e como ele funciona, vamos falar sobre os mitos e verdades.
O seguro de vida só pode ser usado em caso de falecimento – MITO
Certamente esse é um dos maiores mitos que envolvem o seguro de vida. Como citamos acima, a maioria das pessoas pensa que a indenização só será paga no caso de morte do contratante.
Entretanto, é possível fazer a contratação de outras coberturas na sua apólice, que podem ser usadas ainda em vida, em situações como estas:
- Se o segurado ficar inválido temporariamente por causa de um acidente;
- No caso de diagnóstico de câncer (com exceção do câncer de pele);
- Em situações de doenças terminais;
- Para despesas médico-hospitalares e também odontológicas no caso de acidentes;
- DIT (Diária por Incapacidade Temporária) – para profissionais que em caso de acidentes ou doenças precisam se afastar do trabalho e querem garantir seus rendimentos.
Seguro de vida é muito caro – MITO
Hoje em dia existem muitas opções de planos e valores que as seguradoras podem oferecer para quem quer contratar um seguro de vida.
Então, é possível atender às necessidades específicas de cada família. Afinal, é um produto destinado para todas as pessoas que desejam ter uma maior proteção familiar, independentemente da situação financeira.
Ao entrar em contato com a seguradora, informe o seu perfil, e o valor da apólice será calculado em cima destas informações. Além disso, influenciam no cálculo a idade e a cobertura desejada.
Isso significa que o seguro de vida não é algo acessível apenas para as pessoas que têm muito dinheiro.
Ter um seguro de vida é importante para pessoas solteiras e sem filhos – VERDADE
Como já falamos, hoje existem opções de contratação do seguro de vida para serem usadas pelo próprio contratante. Ou seja, ainda em vida, em situações difíceis como invalidez, doenças terminais ou acidentes.
Por isso, ele não serve apenas para garantir uma qualidade de vida melhor para a família do segurado, mas também para ele mesmo. Muitas vezes somos pegos de surpresa, e arcar com os custos de um tratamento pode ser algo bastante difícil para a maioria das pessoas.
Tenho um seguro de vida em grupo, então não preciso fazer um plano individual – MITO
É fundamental entender que o seguro de vida em grupo é um benefício oferecido por uma empresa. No caso de demissão, o segurado não terá mais a proteção financeira.
Além disso, por ser algo feito para um grupo de pessoas, pode ser que o seguro de vida em grupo não atenda às suas necessidades específicas. Isso é verdade especialmente quando pensamos nos valores de cobertura.
Um seguro individual pode ter cláusulas importantes para você. Por exemplo, pode ter coberturas para doenças graves, diárias de afastamento do trabalho, invalidez permanente, entre outras.
Se eu fizer um seguro de vida, não posso cancelar o contrato – MITO
Este também é um mito muito comum sobre o seguro de vida. Muitas pessoas realmente acreditam que esse tipo de serviço não pode ser cancelado. Essa possibilidade existe sim. Porém, é fundamental que o contratante analise todas as possibilidades de rescisão.
A indenização do seguro de vida é demorada e complicada – MITO
Geralmente, a indenização é simples e não existe a necessidade de contratação de nenhum profissional para agilizar o pagamento. Não há necessidade de contratar um advogado, por exemplo.
Basta os beneficiários entrarem em contato com a empresa ou com o corretor. Então, devem enviar os documentos necessários. O processo de indenização acontece em até 30 dias após o encaminhamento de toda adocumentação (prazo estabelecido por lei).
Gostou do nosso artigo?
Esperamos que todas estas informações sobre o seguro de vida tenham tirado suas dúvidas. O objetivo era deixar bem claro o que é mito e o que é verdade sobre esse produto tão importante. Afinal, o seguro de vida pode garantir uma qualidade de vida e estabilidade financeira para as famílias e também para os segurados.
Quer saber mais? Então clique aqui e fale com um corretor da Estasa Seguros e saiba como ter essa tranquilidade hoje mesmo.