Quem quer se proteger de eventuais problemas com seu veículo precisa fazer a contratação de um seguro. A expressão “sinistro no seguro” é algo que pode gerar dúvidas. É preciso ficar claro como você deve agir e do que se trata esse sinistro.
Principalmente para quem nunca contratou um seguro, esses termos precisam ser entendidos. Então, preparamos esse artigo com informações importantes e que vão tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto. Principalmente para você que tem um automóvel segurado e quer saber mais sobre isso.
Boa leitura!
O que é um sinistro no seguro?
Quando você faz uma contratação de um seguro, conta com algumas coberturas especificadas na apólice. Sinistro no seguro é todo evento relacionado a essas coberturas.
Quando algo acontece, como bater o carro ou ter seu veículo roubado, e isso estava previsto em apólice, estamos falando de um sinistro no seguro.
É importante ressaltar essa questão da cobertura. Se o seu carro for furtado, mas você não tem a cobertura por furto ou roubo, isso não é considerado um sinistro. Afinal, a proteção para esse evento não estava contratada.
Pensemos, por exemplo, em um seguro residencial. Quando você contrata uma cobertura para incêndio, se algo acontecer, a seguradora indenizará o acordado entre as partes.
Então, quando ocorre o sinistro no seguro, a empresa contratada (seguradora) é obrigada a pagar a indenização ao contratante. O montante estará de acordo com o que foi contratado na cobertura.
Quando ocorre um sinistro no seguro de automóvel, você pode receber a sua indenização de duas formas: a indenização parcial e a total.
Explicaremos a seguir essas formas de receber o valor da seguradora.
Sinistro com perda parcial
Quando ocorre o sinistro no seguro, duas coisas podem acontecer: uma perda parcial ou uma perda total. Agora vamos falar da perda parcial.
A indenização nesses casos é feita quando os danos sofridos pelo carro são passíveis de conserto. Ou seja, o veículo pode ser encaminhado para reparo em uma oficina e vai voltar a funcionar.
Uma perda parcial é considerada quando os danos ficam abaixo de 75% do valor de avaliação do carro. Mais do que isso já é considerado uma perda total, ou seja, não vale a pena encaminhar o carro para conserto.
Para fazer essa avaliação, quando ocorre um sinistro no seguro, é realizada uma vistoria. Em poucas palavras, a vistoria é uma análise para verificar o custo de arrumar o carro e onde isso será feito.
Quando o carro está coberto por um seguro, a empresa contratada é responsável pelo reparo do veículo. Porém, o segurado terá que pagar a franquia.
Essa franquia é um valor referente à participação do segurado nos prejuízos. Ao contratar um seguro, lembre-se sempre de verificar o valor dessa franquia. Ela deve estar descrita também na sua apólice de seguro.
Hoje em dia existem planos de seguro com franquia reduzida, então é um ponto importante para ser negociado na contratação do seu seguro. Quando se trata de uma perda parcial, geralmente as empresas tentam ajudar o segurado agilizando o processo. Dessa forma, o carro volta o mais rápido possível para as mãos do dono.
Para isso, as seguradoras costumam contar com parcerias com oficinas e fornecedores credenciados. Então, no caso de sinistro no seguro, converse com a empresa contratada ou com seu corretor. Tudo isso é ótimo para o segurado, que não precisará se preocupar com os trâmites para que ocorra o reparo.
Sinistro com perda total
Quando os custos para consertar o veículo superam os 75% do valor do carro, acontece a perda total. Ou seja, a seguradora irá pagar a indenização do valor integral.
O que fazer em caso de sinistro?
É comum as pessoas ficarem com dúvidas sobre como agir em caso de sinistro no seguro. Afinal, essa não é uma situação que ocorre com muita frequência. Então separamos aqui algumas situações mais habituais para você entender o que é preciso fazer no caso de sinistro.
Quando alguém bate no seu carro
No caso de alguém bater no seu carro e não for possível identificar o outro motorista ou quando não há uma declaração de culpa, você tem que acionar o seu seguro para ter o veículo reparado.
Entre em contato com seu corretor ou com a seguradora, explique o ocorrido e já agende uma vistoria. Ela pode ser feita em uma oficina parceira da seguradora. O seguro vai avaliar a sua cobertura e, depois da vistoria, o carro é liberado para conserto. Lembre-se que é necessário o pagamento da franquia, em caso de danos parciais.
Quando alguém bate no seu carro e assume a culpa do ocorrido
Quando isso acontece, você é considerado um terceiro. Ou seja, é possível obter a cobertura através do seguro contratado pelo motorista que provocou o acidente. Dessa forma, você não terá que arcar com o pagamento da franquia.
Para isso, veja se a pessoa responsável pelo acidente tem um seguro e colete todas as informações possíveis. Anote o nome completo, endereço, o número da carteira de habilitação e dados do seguro.
Você mesmo pode entrar em contato com a seguradora. Será preciso apresentar um boletim de ocorrência e outros dados que a empresa pode pedir. Nesse caso, será indicada uma oficina para realizar o reparo.
Eu bati o carro
Caso você tenha batido o seu carro e ele pare de funcionar, acione o seguro para que seu veículo seja guinchado e levado para uma oficina.
Depois disso, você deve seguir os passos da primeira situação, que é agendar a vistoria. Nela será feita a análise da sua cobertura e o encaminhamento do veículo para o conserto.
Meu carro foi roubado, o que fazer?
Neste caso, a primeira providência é fazer um boletim de ocorrência imediatamente.
Depois, entre em contato com a seguradora, para que seja possível fazer a verificação da sua cobertura. Então, você deve enviar todos os documentos solicitados pela contratada.
Quando o processo de sinistro no seguro é finalizado, a indenização é paga para o cliente.
No caso de você estar em uma estrada, busque alguém da Polícia Rodoviária Federal.
Lembramos que o B.O (boletim de ocorrência) é um documento obrigatório no caso de alguém ter se ferido ou então ocorrerem danos aos bens de terceiros.
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