Atualmente, existem diversos tipos de seguros disponíveis no mercado. Entretanto, seja qual for a opção escolhida, todos eles partem da mesma premissa: proteger algo extremamente valioso para você.
Dessa forma, hoje falaremos um pouco mais sobre os tipos de seguro presentes no mercado. Também entenderemos qual a sua importância, como escolher a cobertura correta e muito mais.
O que é um seguro?
A princípio, o seguro é um modelo de contrato em que a empresa seguradora se compromete a ressarcir o segurado caso algum incidente venha a acontecer.
Da mesma forma, o segurado se compromete a realizar o pagamento do prêmio do seguro.
Para que fique mais claro, veja a seguir como atua cada parte do processo:
- Seguradora: empresa que oferece os serviços de seguro, autorizada pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados);
- Segurado: é a pessoa ou empresa que faz a contratação do seguro ou o beneficiário da apólice;
- Corretor de seguro: é o responsável por fazer a intermediação entre segurado e seguradora;
- Apólice de seguro: é o documento disponibilizado pela seguradora apontando todas as normas e cláusulas vigentes no contrato;
- Prêmio do seguro: quantia paga pelo contratante (segurado) para que os benefícios discriminados no contrato passem a ter validade;
- Sinistro: todo incidente que ocorre e que está coberto pelo seguro;
- Franquia: é o valor fixado em contrato determinando o valor a ser pago pelo segurado ao acionar o seguro.
Na maior parte dos casos, o segurado estará protegido contra sinistros envolvendo acidentes, furtos e roubos.
É importante conhecer como funcionam os tipos de seguro para que você possa contratar o que melhor atende às suas necessidades.
Por que é importante ter um seguro?
Primeiramente, o seguro é uma proteção fundamental para as pessoas que possuem bens e que não querem correr o risco de perdê-los. Ou seja, se algum problema vier a acontecer com você, a seguradora se compromete a te ressarcir pela perda. Isso, é claro, desde que o sinistro (o problema em questão) esteja coberto pela apólice.
Vamos imaginar que você tenha acabado de comprar um carro de R$ 200.000,00
e, ao sair da loja, um ladrão leva seu veículo embora. Em situações como essa, o seguro se faz extremamente importante.
Vale ressaltar que o seguro para carros é um dos mais requisitados do Brasil. Isso se dá devido a todos os riscos aos quais os automóveis estão expostos.
No próximo tópico, falaremos sobre os principais tipos de seguro e como eles funcionam. Confira!
Quais são os principais tipos de seguro?
Seguro residencial
Antes de tudo, saiba que esse é um dos tipos de seguro mais contratado no país. Frequentemente, o segurado que contrata o seguro residencial está protegido contra incêndios e outros riscos inerentes..
Todavia, é possível incluir outros riscos nas apólices, por exemplo: danos elétricos e furtos. Além disso, o segurado ainda pode contar com uma assistência de reparos domésticos 24 horas.
Seguro de vida
O seguro de vida fica responsável por indenizar a família do segurado, caso ele venha a falecer ou fique inválido, seja por causas naturais ou acidente. Em algumas situações, o seguro pode ser feito em razão de risco de doenças graves.
Seguro automotivo
O seguro automotivo – junto com o residencial – é um dos tipos de seguro mais comuns no Brasil, dados todos os riscos envolvendo acidentes, roubos e furtos.
Normalmente, o seguro automotivo cobre problemas como reparos e roubos. Porém, o mesmo também provê proteção para danos a carros de terceiros. Assim, se porventura se envolver em um acidente, você também não precisará arcar com os custos do outro motorista.
Seguro viagem
O seguro viagem é extremamente recomendado para quem vai viajar para o exterior. Ele evita que você precise pagar caro em atendimento médico caso alguma coisa aconteça. Oferece também cobertura por invalidez e morte. Perda de documentos e extravio de bagagem, são algumas das coberturas adicionais que você pode escolher.
Por último, fique atento ao valor da franquia do seu seguro. Lembre-se que o valor pode ser tão alto a ponto de inviabilizar o acionamento do seguro na hipótese de alguma coisa de menor expressão acontecer.
Conclusão
Os seguros são essenciais para proteger você e a sua família contra imprevistos do dia a dia. Desse modo, realize uma análise minuciosa do produto e cobertura das seguradoras e faça a escolha que melhor se adeque às suas necessidades.