Se você é um empresário, provavelmente já pensou em contratar um plano de saúde empresarial para seus funcionários. Mas há também a possibilidade de que tenha ficado em dúvida sobre oferecer ou não esse benefício. Então, que tal voltar a pensar nisso agora para o ano de 2023?
Muitos cuidados com a saúde foram necessários na pandemia. Certamente, isso constituiu um ponto de mudança, e o plano de saúde empresarial se tornou ainda mais relevante.
Então, se quiser saber mais sobre isso, leia nosso artigo até o final e tire todas as suas dúvidas!
Motivos para contratar um plano de saúde empresarial
Certamente não faltam motivos para contratar um plano de saúde empresarial. Afinal, esse benefício pode oferecer uma grande tranquilidade para os funcionários e preservar o capital humano.
Além disso, existem outras razões – por exemplo, a retenção de talentos ou a atração de melhores profissionais. Mas vamos falar agora com maior profundidade sobre todas essas vantagens.
Segurança e prevenção
Este é um dos principais motivos para pensar em um plano de saúde empresarial: segurança e prevenção dos funcionários.
Toda empresa quer que seus funcionários trabalhem bem. Preocupar-se com as questões de saúde é uma medida prática para a promoção do bem-estar dessas pessoas. Isso consequentemente oferece maior segurança e qualidade de vida para o dia a dia dos colaboradores.
Assistência para os colaboradores
Obviamente a grande maioria das pessoas não quer adoecer e precisar de atendimento médico. Mas isso pode acontecer, inclusive por causa de algum acidente de trabalho. Nesse sentido, o plano de saúde empresarial apresenta duas vantagens:
- Garantir que os colaboradores tenham toda a assistência necessária para retomar suas funções mais rapidamente.
- Aumentar o carinho que eles nutrem pela empresa.
Retenção de talentos
Hoje em dia, muitas empresas estão procurando talentos. Para que os seus colaboradores não sejam levados para a concorrência, os benefícios oferecidos fazem grande diferença – muitas vezes, até mais do que o salário.
Portanto, um plano de saúde empresarial também pode ser pensado como uma decisão estratégica. Quanto melhor for o pacote de benefícios, mais a empresa mostra que se preocupa e quer manter os funcionários.
Produtividade
Funcionários que não se sentem valorizados podem produzir menos. Nesse sentido, um trabalhador sem um plano de saúde empresarial tem algumas preocupações relevantes. Por exemplo:
- A própria saúde;
- A saúde de sua família;
- O alto custo de pagar um plano particular sozinho;
- Os gastos extras caso ele mesmo ou algum ente querido precise de assistência médica.
Por isso, escolher um plano de saúde para oferecer aos funcionários em 2023 é proporcionar segurança e tranquilidade aos colaboradores. E pessoas felizes produzem mais porque têm maior motivação no seu trabalho.
Além disso, o trabalhador sabe que, se for necessário, haverá uma assistência. Assim, sente menos o estresse de um caso de doença e responde melhor à situação.
Redução de afastamentos e desligamentos
Um plano de saúde empresarial faz com que a empresa tenha trabalhadores mais saudáveis, reduzindo o número de afastamentos. É importante salientar que muitas vezes as justificativas de faltas e afastamentos estão relacionadas à saúde.
Além disso, as pessoas vão levar em consideração os benefícios antes de tomar a decisão de se desligar da empresa. Em qualquer situação – desligamentos, faltas ou afastamentos –, a empresa pode sofrer perdas financeiras, o que não é interessante para o negócio.
Diminuição dos impostos
A contratação de um plano de saúde empresarial pode resultar em uma diminuição da carga tributária, já que o mesmo pode ser abatido da base de cálculo do Imposto de Renda, no caso de tributação pelo lucro real. Além disso, os funcionários também podem deduzir o valor do plano de suas declarações de Imposto de Renda.
Critérios na escolha do plano de saúde empresarial
Agora você já sabe as vantagens de contratar um plano de saúde empresarial. Vamos então falar dos critérios que farão diferença ao optar pelo melhor benefício para seus funcionários.
Necessidades dos colaboradores
O perfil dos seus funcionários é o primeiro ponto a ser avaliado. Assim, é possível saber o melhor plano, o que atenderá às necessidades deles. Alguns dados importantes são:
- Idade;
- Região que se deseja o atendimento;
- Tipo de acomodação – Enfermaria ou quarto;
- Dependentes;
- preexistência de doenças;
- Estar em tratamento de saúde.
Coparticipação
Esta é uma opção dos planos de saúde: a coparticipação. O colaborador precisa pagar um valor quando utiliza o serviço (descontado da folha de pagamento).
Por causa disso o benefício se torna mais barato para a empresa e para o funcionário. No caso de não haver a coparticipação, apenas a empresa paga pelos serviços utilizados. O funcionário tem, desse modo, o direito de usar os serviços cobertos pelo convênio sem custos extras.
Rede credenciada
Aqui estamos falando do grupo de estabelecimentos que o beneficiário pode acessar quando precisar de atendimento na área da saúde. Estão na rede credenciada os hospitais, as clínicas e os laboratórios.
É importante ficar atento à rede credenciada. Tenha a certeza de investir em um benefício por meio do qual os colaboradores vão conseguir ser bem atendidos. Os principais pontos para observar são:
- localização;
- quantidade de estabelecimentos;
- Especialidades médicas disponíveis, entre outros.
Abrangência
Este ponto está muito ligado à rede credenciada, por isso é mais um detalhe fundamental na hora da contratação. A abrangência pode ser nacional, em que o beneficiário está autorizado a usar o plano em todo o país. Já na abrangência regional, a utilização fica restrita a um município ou a um grupo de municípios.
Por isso, pense sempre no custo-benefício e no contexto da empresa. Por exemplo, em uma empresa em que os funcionários viajam muito, é interessante oferecer o plano nacional.
Conclusão
Como falamos durante todo o nosso artigo, um plano de saúde empresarial pode ser uma excelente alternativa para as empresas. O benefício traz vantagens não somente para os colaboradores, mas também para o negócio. A organização terá funcionários mais felizes e produtivos e uma menor taxa de afastamentos, faltas e desligamentos.
Quer saber mais detalhes sobre como contratar o plano ideal para a sua empresa? Então clique aqui e fale com a Estasa Seguros hoje mesmo.