Ter o carro próprio é o sonho de muitos brasileiros. Nos últimos anos o número de pessoas que vêm alcançando esse sonho tem crescido consideravelmente, sabia disso? Porém, com essa grande realização, também surge uma série de responsabilidades. E é aí que entra o seguro automóvel.
Adquirir um automóvel pode ser um desafio, mas certamente mantê-lo é mais desafiador ainda. Manutenção e seguro são os pontos que mais costumam confundir os compradores, e aí surge a dúvida: existe diferença entre cada um dos seguros para automóvel? Veremos!
Como escolher seu seguro automóvel?
Seguro carro novo
Você é daquelas pessoas que conta com a vantagem de possuir um carro novo na garagem? Sem dúvida alguma, um automóvel novinho em folha é lindo de se ver, porém existem alguns cuidados a serem observados!
Vivemos em um país com péssimos níveis de segurança. Por isso, nunca é demais investir em maneiras de garantir um bom futuro para nós e para nossas posses.
No caso dos automóveis, esse aumento da segurança se dá através do seguro automóvel. Esse produto protege o seu carro novo contra qualquer acontecimento adverso ou evento trágico. Além disso, vale para o que possa vir a acontecer em ruas e avenidas de todo o território nacional.
O seguro automóvel possui a fama de ser caro, uma grande despesa. Existem alguns motoristas que simplesmente descartam a necessidade desse tipo de seguro. Eles deixam de lado tal proteção e contam apenas com a boa sorte para evitar acidentes e prejuízos possíveis.
Obviamente, esse tipo de atitude não é o mais recomendável. Mês após mês, cada estado brasileiro registra um número crescente de infortúnios sofridos por motoristas de automóveis no trânsito. É bom ter cautela, ainda mais se for um carro novo!
Seguro carro usado
É claro que esse tipo de prudência não vale apenas para carros novos, muito pelo contrário. Vejamos o caso dos carros usados, bastante comuns entre pessoas que não possuem condições de adquirir ou manter veículos novos. Ainda assim, o seguro automóvel mantém sua importância fundamental.
Quem possui um carro usado, antigo ou não, busca usufruir ao máximo da sua conquista – assim como acontece no caso dos carros novos. Mas é preciso estar atento à manutenção constante, o que é comum.
Recorrentes manutenções geram despesas extras. E quem arca com tudo isso tem uma boa desculpa para jamais investir em qualquer tipo de seguro, não é mesmo?
O fato é que, por maiores que sejam as despesas, manter certo nível de segurança é indispensável! Não há como prever quando, onde e com quem ocorrerá o próximo incidente. Todos os presentes no trânsito estão realmente sujeitos a isso.
A importância do seguro automóvel cresce quando se trata de carros utilizados para fins de trabalho ou comerciais. Atividades que demandam um alto desempenho do veículo aumentam as chances de possíveis problemas mecânicos e funcionais e de acidentes.
Diferenças entre os dois tipos de seguro automóvel
Bem, que o seguro automóvel tem seu lugar importante na vida dos carros novos e usados, isso ninguém mais questiona. Mas resta responder à seguinte dúvida: afinal de contas, existe diferença entre seguro para carro novo e seguro para carro usado? A resposta mais rápida e precisa não poderia ser outra: sim, existe diferença.
Essa diferença se dá por razões puramente práticas, você sabia? Seguros para carro novo e para carro usado, ao contrário do que as pessoas pensam, não são a mesma coisa.
Um veículo novo possui baixa probabilidade de apresentar defeitos e danos e assim causar maiores perdas às seguradoras. Essas chances reduzidas influenciam no preço final do seguro, deixando-o mais baixo, proporcionalmente.
Você mesmo deve saber: qual carro possui maiores chances de ir ao mecânico, um novo ou um usado e qual haverá maior disponibilidade de peças de reposição?
No caso de carros usados, a situação muda um pouco. Os defeitos e riscos aumentam, influenciando negativamente e aumentando de modo considerável o preço do seguro final.
Ao cotar o seguro para seu automóvel, você recebeu um valor diferente do que um amigo com um carro do mesmo modelo? Isso significa que um se trata de automóvel novo, e o outro não. É fácil de entender!
Cobertura de seguro automóvel
Feito esse esclarecimento, precisamos compreender muito bem o que significa contratar um seguro automóvel. Um seguro automóvel é uma apólice única que engloba diversos tipos de cobertura que envolvem um carro:
- Colisão.
- Incêndio.
- Roubo.
- Acidentes.
- Danos corporais
- Falha mecânica, e assim por diante.
Contar com essa ampla cobertura é uma verdadeira mão na roda. Pagando um valor acessível, qualquer motorista pode dirigir com a segurança de que será bem atendido caso algo infeliz aconteça.
E, não, seguro automóvel não é apenas para quem já sofreu acidente alguma vez na vida, como normalmente se fala. A cobertura completa é ideal para manter a proteção caso algo venha a acontecer: essa é a verdade. Cá entre nós, isso reduz muito os gastos que poderemos ter no futuro!
Conclusão
Agora você deve estar se perguntando: como encontrar, então, uma boa seguradora para o meu automóvel? Saber escolher qual seguro você vai adquirir é o primeiro passo para manter sua segurança em dia.
Em primeiro lugar, desconfie de qualquer seguro automóvel que não tenha boa reputação no mercado. Por essa razão, procure sempre por:
- fUma corretora de seguros estabelecida e de confiança.
- feedbacks;
- análises de clientes anteriores a você;
- casos reais cuja atuação do seguro considerado tenha sido indispensável.
Também é importante avaliar e buscar esclarecimentos sobre quais coberturas o seguro automóvel do seu interesse realmente oferece. Nada pior que contar com uma apólice e, no momento necessário, descobrir que ela não cobre o que você precisa.
Proteja seu veículo e sua família contra a insegurança com o auxílio da Estasa Corretora de Seguros! Acesse nosso site e fale gratuitamente com um consultor.