À primeira vista, pode parecer que o trabalho de uma corretora de seguros é o mesmo de uma seguradora. Afinal, a maioria das pessoas pensa que as atribuições são idênticas ou semelhantes.
Mas não é bem assim que funciona! E, se você está buscando soluções de seguros, precisa entender o papel de cada tipo de empresa. Assim, beneficie-se de informações importantes para fazer uma aquisição segura e confiável.
É isso que você vai encontrar no conteúdo que preparamos para hoje. Continue lendo e saiba diferenciar uma corretora de uma seguradora.
O que é uma corretora de seguros?
Uma empresa corretora de seguros se destaca pela expertise na ligação entre clientes segurados e as companhias de seguros.
Seu principal objetivo é orientar e auxiliar os clientes sobre as apólices e as coberturas existentes. Com isso, facilita a escolha de um produto que vá ao encontro das suas necessidades específicas.
As corretoras atuam como pontes. Em outras palavras, tornam o processo mais simples e defendem os interesses dos clientes na busca de alternativas vantajosas.
O que é uma seguradora?
Já a seguradora, por sua vez, atua com o fornecimento direto dos serviços de seguro. Nesse modelo de negócio, os beneficiários pagam uma mensalidade em troca de uma compensação financeira caso algum evento segurado ocorra.
Esse acordo entre as duas partes é formalizado por um contrato, a apólice, que estabelece termos, condições e limites da cobertura oferecida.
Quais são as principais diferenças entre corretora e seguradora?
Corretoras de seguros e seguradoras têm papéis diversos no setor, com funções e responsabilidades distintas. Conheça as principais diferenças!
Função principal
A corretora tem como principal atribuição a representação dos interesses específicos dos segurados com as seguradoras. Ela atua durante todo o processo de seleção de uma apólice de seguro.
Já as seguradoras fazem a venda desses produtos através das corretoras para os clientes. Elas emitem as apólices, coletam prêmios e pagam as indenizações conforme os termos especificados em contrato.
Representação
As corretoras representam sempre os interesses dos segurados. Por isso, ajudam na busca pelas melhores opções do mercado, negociando coberturas adequadas, preços competitivos e condições favoráveis com várias seguradoras.
Já as seguradoras focam seus próprios objetivos de negócio. Definem o produto que comercializam e se responsabilizam pelos pagamentos quando acontece algum sinistro.
Relação com o cliente
Este talvez seja um dos poucos pontos que convergem no trabalho dessas duas empresas. Apesar de terem interesses e objetivos diferentes, tanto a corretora quanto a seguradora estabelecem uma relação com os clientes.
Responsabilidade financeira
As corretoras não assumem o risco financeiro associado às apólices de seguro. Na verdade, elas apenas facilitam a transação entre os clientes e as seguradoras. Enquanto isso, as seguradoras pagam o valor de indenizações para a proteção firmada em contrato entre as partes.
Quais são as atribuições de uma corretora de seguros?
A primeira etapa do trabalho de uma corretora de seguros é entender o que o cliente precisa de fato. Quais são as suas necessidades? A que condições está exposto?
Com base nessa avaliação inicial, a consultoria especializada facilita o entendimento sobre:
- as opções disponíveis;
- os tipos de cobertura;
- as importâncias seguradas;
- os termos e as condições de apólices;
- e os custos associados.
Dessa forma, a tomada de decisão do cliente é baseada em informações transparentes e confiáveis.
Além disso, é natural que as corretoras tenham acesso a produtos de diferentes seguradoras. Afinal, faz parte do seu trabalho a realização de pesquisas de mercado para encontrar as melhores opções.
O acordo quanto aos termos que vão constar no contrato de seguro também fica a cargo da corretora. Esta conduz os trâmites e as conversas necessárias para chegar à cobertura mais completa por um valor acessível ao cliente.
Depois da decisão tomada, a apólice de seguro é emitida com todas as informações sobre o seguro contratado.
O suporte é oferecido enquanto durar o contrato. Esse auxílio serve para a renovação de apólices, os ajustes de coberturas e a assistência em caso de sinistro.
Quais são os benefícios de escolher uma boa corretora de seguros?
A parceria de uma corretora de seguros experiente e especializada, num mercado tão vasto e cheio de opções, traz benefícios importantes:
- Consultoria especializada: fundamental para compreender quais são as necessidades de seguro e as opções mais adequadas para atendê-las.
- Acesso a diversas seguradoras: mais opções ao escolher e comparar, para encontrar aquela que oferece a melhor combinação de cobertura, preço e condições.
- Negociação de termos e condições: cotações competitivas, termos e condições favoráveis e melhor cobertura.
- Economia de tempo e esforço: a corretora cuida de todo o processo para que os clientes possam se dedicar a outras tarefas cotidianas.
- Assistência contínua: ajuda na renovação de apólices, nos ajustes de cobertura e na assistência em caso de sinistro.
- Avaliação de riscos: identificação de lacunas na cobertura existente ou recomendações para políticas adicionais que possam ser necessárias.
- Conhecimento do mercado: conhecimento do mercado de seguros, tendências e novas opções.
Como escolher uma corretora de seguros?
Escolher uma corretora de seguros é uma decisão importante, que afeta significativamente sua segurança financeira. Por isso, comece fazendo uma pesquisa sobre as opções. Avalie a reputação, a experiência e a especialização de cada uma delas.
Lembre-se de verificar se são empresas devidamente licenciadas e credenciadas. Cheque ainda se as equipes são qualificadas e experientes para oferecer um aconselhamento útil e confiável.
Certifique-se de que a corretora seja transparente em relação aos seus processos, honorários e políticas. Nesse sentido, ela deve responder às suas perguntas com clareza e honestidade.
Além disso, avalie a capacidade de negociação com seguradoras para ter acesso às melhores condições de cobertura e preço. Da mesma forma, é importante considerar o serviço pós-venda, incluindo suporte em caso de:
- alterações na sua situação;
- renovações de apólices;
- e assistência em sinistro.
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